Quando o assunto é o site de sua igreja aquela velha máxima é verdadeira: “A primeira impressão é a que fica”. Ou talvez, poderíamos adaptar a frase para tornar mais clara a questão que estamos tratando aqui: “É a primeira impressão que levará alguém a ficar ou sair de seu site”. O que estamos ressaltando é que você tem apenas alguns segundos para atrair a atenção daquele que acessa o site de sua igreja – por isso é preciso usá-los com muita sabedoria e criatividade.
Nesses segundos as pessoas terão uma primeira impressão de seu site e, com base nela, decidirão se permanecerão ou não, se ficarão ou se navegarão em outros sites. Então, o que fazer para causa uma boa impressão? Sem dúvida, muito poderia ser dito, mas vamos nos concentrar em apenas duas dicas por hora.
Primeiro, tenha um site conceitualmente simples. Estamos falando da simplificação conceitual e não tecnológica. Trata-se de um layout intuitivo, não sobrecarregado ou complexo. Tenha apenas informações necessárias sem textões, enfim, facilite e não complique. A mente humana busca decodificação, busca inconscientemente facilitar ao máximo o que está vendo para poder processar as informações e entender do que se trata um texto, uma imagem e assim por diante.
A mente pós-moderna rápida, impaciente e que está cansada de complicações busca sempre o mais simples. Segundo Darren Bridger (2018), em seu excelente livro Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores, diz que “as imagens mais simples e mais compreensíveis levam vantagem sobre as mais complexas, e o observador não tem conhecimento consciente desses efeitos”. Simplesmente nossa mente decide inconscientemente que o site é muito complexo e rapidamente procuramos outro.
Em segundo lugar, a utilização de imagens impactantes no site de sua igreja dentro de um layout igualmente imagético e atraente ajuda e muito no momento de causar uma impactante e positiva primeira impressão naquele que está acessando o site. Bridger (2018) afirma que à medida que o cérebro compreende o que estamos vendo ao redor, construímos o que os neurocientistas denominam mapa de destaques. Trata-se de um mapa visual de tudo o que o cérebro acha que merece atrair nossa atenção. Sendo assim, quando alguém entra no site de sua igreja, o que vai atrair a atenção dela? Resposta rápida: imagens! Impactantes! Belas! Que suscite emoção! Que toque os sentimentos! Que atraia! Que conquiste a atenção!
O apelo visual tem a capacidade de predispor nossa reação de permanecer no site. Por exemplo, ainda conforme Bridger (2018), as pesquisas demonstram que designs de embalagens com alto destaque visual não raro são escolhidos nas lojas, mesmo quando o cliente, de fato, tende a preferir um produto concorrente. Sendo assim, simplifique o site de sua igreja desenvolva um layout com apelo visual, de modo atraente, criativo, interessante. Lembre-se: será a boa impressão que fará seus membros e os não cristãos permanecerem no site de sua igreja.
Referência
Bridger, Darren. Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. 1. ed. São Paulo: Autêntica Business, 2018.