Como conectar os jovens à igreja usando o ambiente virtual

O mundo mudou e todos sabem disso. Algumas igrejas diante disso apenas criticam a era digital e as mudanças comportamentais ligadas a fé que ela produziu. De fato, muitas análises e críticas, podem ser tecidas sobre isso. Contudo, já que é inevitável as mudanças sociais ligadas ao avanço da tecnologia, não seria mais sábio se as igrejas se utilizassem dessas inovações para compartilhar o evangelho, servir as pessoas, edificar seus membros?

Sem dúvida, os mais influenciados pela tecnologia são os millennials, jovens entre 18 e 29 anos cujos conhecimentos digitais, a experiência frequente online e a conexão virtual é sem igual. Ao invés de apenas rechaçar a tecnologia não é hora de integra-la a prática da fé dos jovens? Sendo assim, a grande questão é: Como conectar esses jovens imersos no mundo virtual com a igreja e com a fé cristã?  Como integrar a espiritualidade cristã ao ambiente virtual onde esses jovens estão conectados constantemente?

O Grupo Barna, cuja divisão de pesquisa é reconhecida por realizar análises estatísticas ligadas a fé cristã realizou uma pesquisa em 2013, na qual 1.078 adultos de 18 anos ou mais foram entrevistados e cujos resultados ainda são muito atuais. A pesquisa ressaltou como a tecnologia estava mudando a prática de fé dos millennials que são conectados ao mundo virtual. Com base nos dados dessa pesquisa podemos sugerir alguns caminhos para integrar os jovens a igreja e a espiritualidade cristã através do mundo virtual. Vejamos alguns caminhos.

 

  1. Estimular a leitura da Bíblia em aplicativos ou sites on-line

A pesquisa promovida pelo grupo Barna demonstrou que leitura on-line faz parte da experiência dos millennials. Isso não é ruim já que hoje podemos ler a Bíblia em qualquer lugar: ônibus, metrô, no trabalho, em um parque, no shopping etc. Segundo a pesquisa, “a maneira mais comum pela qual os Millennials estão misturando sua fé e tecnologia é através da leitura digital das Escrituras”

Ao invés de lutar contra essa tendência, as igrejas poderiam criar projetos de leitura bíblica diária usando aplicativos, incluindo esses Apps nos programas e eventos promovidos para os jovens. “Sete em cada dez dos millennials cristãos praticantes (70%) leem as Escrituras em uma tela”.

Que tal estimular esses jovens a integrarem em seu uso diário do seu celular a leitura da Bíblia ou de assuntos ligados a temas da Escritura? Vale apena tentar.

 

  1. Produzir vídeos com conteúdo cristãos

De acordo com os dados da Pesquisa Barna, a “geração do milênio também é um grande usuário de vídeos on-line relacionados à fé – 54% dos cristãos praticantes da geração do milênio e 31% de todos os millennials participam dessa atividade”. A pesquisa mostrou que tanto millennials cristãos quanto os não cristãos procuram vídeos que falem sobre fé.

Isso é uma grande oportunidade para discipular jovens cristão quanto para alcançar jovens que estão interessados em assuntos ligados a fé.

A igreja pode disponibilizar seus sermões ou séries de mensagens, palestras, congressos e tantos outros conteúdos em vídeo para os millennials consumirem. Eles já assistem diariamente vídeos na internet. A igreja só precisa oferecer conteúdo de qualidade para eles consumirem, serem discipulados, edificados e alcançados.

Dê respostas as perguntas que estão fazendo, soluções cristãs para as grandes questões de hoje, ensine doutrinas que não podem ser esquecidas, enfim, disponibilize conteúdos interessantes, criativos e de boa qualidade em vídeos.

 

  1. Desenvolver uma presença on-line

Se a proposta é conectar os jovens a igreja e a espiritualidade cristã através do mundo virtual a igreja precisará ter uma presença on-line relevante. Um site e a utilização das mídias sociais são essenciais para isso.

A pesquisa do grupo Barna revelou que “cerca de um terço dos Millennials estão usando a pesquisa on-line para identificar uma igreja”.  Ao que parece, “para os Millennials, verificar uma comunidade de fé online, a uma distância segura, seja um pré-requisito para o compromisso de aparecer pessoalmente”.

Em outras palavras, os millennials irão procurar sua igreja primeiramente no ambiente on-line antes de visita-la pessoalmente. Por isso a dia é ter um site e uma presença ativa nas redes sociais para estar visível a estes jovens.

Oportunidade não apenas para alcançar pessoas que estão perguntando sobre questões relacionadas a fé e a religião.

 

  1. Encorajar a checagem do ensino da igreja

Por causa do uso da internet os millennials exigem transparência e honestidade já que é preciso ter desconfiança no ambiente virtual.

De fato, a pesquisa mostrou que “14% dos Millennials dizem que buscam verificar algo que um líder religioso disse. Um impressionante 38% da prática dos Millennials cristãos dizem o mesmo”.

Enquanto você fala um dado, uma informação, um ensino bíblico sobre um assunto polêmico os millennials estão pesquisando no Google a veracidade de sua fala ou a plausibilidade de seu ensino diante de outras posições teológicas assumidas por outras igrejas e outros líderes religiosos.

A desconfiança dos millenials a respeito das informações que recebem pode não ser ruins como muitos imaginam. Aliás, a desconfiança é essencial para que um cristão não seja enganado por alguma heresia. Na Bíblia, os bereanos checaram com precisão os ensinos de Paulo antes de os aceitarem (Atos 17:11).

As igrejas que são bíblicas não precisam temer a checagem dos jovens da igreja, a menos que tenham suspeita da coerência e da veracidade de seu ensino. Sendo assim, encorajar que os jovens pesquisem teologicamente, chequem as informações que lhes são transmitidas e as posições bíblicas que lhes são ensinadas podem servir para fortalecer a sua fé ao invés de enfraquece-la. Esses jovens irão se aprofundar na fé e nas questões teológicas o que irá lhes dar fundamento mais sólido para a fé.

 

  1. Facilitar a contribuição financeira

Segundo a pesquisa do grupo Barna (39%) millennials cristãos praticantes contribuem financeiramente com a igreja. Este número pode parecer ainda pequeno para alguns. A questão não é que a geração millennials não deseje contribuir, mas que muitas igrejas não facilitam tecnologicamente esse processo.

Ao que parece, envelopes de dízimos não funcionam mais com essa geração e isso não é errado. As formas mudaram, mas não a essência. Como mostra a pesquisa, a “maneira de estimular as doações da geração do milênio é alcançá-los onde eles estão”, isto é, navegando na internet através de seus notebooks, telefones celulares e tablets.

Igrejas que desejam conectar os jovens devem facilitar a contribuição financeira deles. As igrejas podem adotar um aplicativo que possibilite isso e um espaço dedicado a contribuição financeira em seu site. Isso facilitará e muito a colaboração dos millennials.

Em suma, ao invés de atacar as mudanças geradas pelo avanço tecnológico que tal oferecer meios para que os jovens consigam integrar sua espiritualidade e sua fé a esse novo mundo virtual?

 

Referência:

https://www.barna.com/research/how-technology-is-changing-millennial-faith/

Saiba gratuitamente como alcançar pessoas com seu site!

Compartilhe este artigo

Share on print
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Artigos recentes

Faça parte da Eclésia

Digite seu e-mail abaixo para se inscrever e receber novos recursos toda semana - como um agradecimento, eu lhe enviarei o ebook "Como transformar o site de sua igreja em uma ferramenta do evangelho".

Sua privacidade é levada a sério. Não enviamos spam.

Sobre nós

Somos uma empresa que nasceu do desejo de servir igrejas cristãs em sua missão de alcançar e servir pessoas. Nós nos especializamos em atender igrejas locais no desenvolvimento da sua presença on-line para uma comunicação mais eficiente do evangelho. Nossa equipe se especializou em desenvolver sites intuitivos, funcionais e impactantes que atendam às necessidades específicas de uma igreja local que pretende servir melhor os membros de sua comunidade e alcançar novas pessoas.

© Eclesia. Todos os direitos reservados. Solved by Grupo Use.