Como tornar o blog da sua igreja em uma ferramenta de evangelismo e discipulado?

Antes de mais nada: Sua igreja precisa de um site! Bem, entre os inúmeros benefícios de um site está o de poder ter uma área destinada à comunicação mais estratégica, com textos relevantes e significativos aos visitantes do site – esta área é o blog.  O que queremos abordar neste texto é que o blog dentro do site de sua igreja pode ser um instrumento estratégico para alcançar e discipular pessoas onde elas estão o tempo todo: no ambiente virtual. Então nossa questão é: Como tornar o blog da sua igreja em uma ferramenta de evangelismo e discipulado? Como maximizar o potencial do blog do site de sua igreja? Vejamos.

  1. ENTENDA QUEM É SEU PÚBLICO-ALVO

Antes de tudo, você precisa identificar seu público-alvo. O blog da igreja não pode servir como uma ferramenta estratégica de discipulado e evangelização sem que você saiba para quem está escrevendo. Como você pode se familiarizar com seu público-alvo? Aqui vai uma dica: escreve quem são as possíveis pessoas que acessam o site da igreja e escreva especificamente pensando nelas.

Por exemplo, suponha que você tenha estudantes universitários como leitores do blog de sua igreja. Esses alunos podem estar lutando contra a pressão ou a ansiedade dos colegas sobre estudos e decisões de carreira. Muitos também podem estar lutando com perguntas sobre identidade e fé, questões sexuais, solidão. Se tiver mães como leitoras, elas podem estar buscando aconselhamento sobre casamento, ou sobre como serem melhores pais e dilemas desta natureza. A questão é: Quem são as pessoas para quem a sua igreja precisa ensinar a palavra através do blog?

Saber quem é esse público alvo ajudará a identificar os tópicos sobre os quais você precisa escrever. O conteúdo que você criar deve ser relevante para os seus leitores; portanto, modele seu estilo de escrita, idioma, tom e exemplos em torno desses grupos. Deixe de lado o conteúdo irrelevante e concentre-se em atender à necessidade de seus grupos de público-alvo.

  1. ESPECIFIQUE UM OBJETIVO PARA CADA BLOG POST

Depois de entender seu público-alvo, você precisa saber por que está escrevendo o blog da igreja, estabelecer o objetivo do seu blog. Aqui estão quatro boas razões para escrever um blog:

  1. Aumente o tráfego da web para o site da sua igreja.
  2. Atraia novos visitantes para sua igreja (quando assuntos tratados os interessam).
  3. Ajude você a se conectar melhor com sua congregação, criar vínculos durante a semana través do ensino.
  4. Serve para edificar a vida dos membros de sua comunidade com conteúdos relevantes

Além disso, você deve identificar objetivos específicas para cada postagem do blog . Se deseja falar sobre universitários, então especifique um assunto. Quer falar sobre as tentações da universidade? Sobre as crises de fé? Sobre o ateísmo na universidade? O choque de cosmovisões? Enfim, delimite o tema.  É categórico ter um objetivo específico em mente.

  1. PEÇA AOS MEMBROS DA IGREJA PARA COLABORAR

A grande questão não é criar um blog, mas mantê-lo alimentado e atualizado! Uma forma de garantir que seu blog fique sempre alimentado é fazer com que a equipe da igreja, líderes dos ministérios ou pessoas com formações especificas e que escrevem bem contribuam com regularidade.  Para isso os membros e liderança precisam ser engajadas no site de sua igreja, abraçar a visão do blog/site e entender a importância dele para o ministério.

Procure e convide sempre colaboradores. Engajar mais e mais pessoas que tenham bons conteúdos e uma boa escrita para contribuir dará ao blog da igreja combustível suficiente para continuar. Também será refrescante para seus leitores ouvirem de várias vozes, assuntos variados, sobre vários segmentos e temas, inclusive com profissionais.

  1. EXPONHA O SERMÃO PREGADO NO FINAL DE SEMANA

Todo pastor bíblico passa horas se preparando para cada sermão, mas leva apenas alguns minutos para pregá-lo. Vários pontos não são expostos na comunicação oral. O blog é o lugar em que você compartilhar integralmente ou quem sabe os aspectos, conteúdos e pontos que não conseguiu abordar oralmente no momento da pregação bíblica

Postar no blog o que foi pregado no fim de semana também é uma ótima maneira de continuar interagindo com sua congregação durante a semana.

Essas são algumas dicas que pode ajudar você a maximizar o impacto do blog da sua igreja. Em nosso site tem várias outras dicas sobre outros assuntos pertinentes sobre a igreja a tecnologia, talvez possam ajudar sua comunidade cristã a comunicar o evangelho com as pessoas no ambiente virtual.

Saiba gratuitamente como alcançar pessoas com seu site!

Compartilhe este artigo

Share on print
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Artigos recentes

Faça parte da Eclésia

Digite seu e-mail abaixo para se inscrever e receber novos recursos toda semana - como um agradecimento, eu lhe enviarei o ebook "Como transformar o site de sua igreja em uma ferramenta do evangelho".

Sua privacidade é levada a sério. Não enviamos spam.

Sobre nós

Somos uma empresa que nasceu do desejo de servir igrejas cristãs em sua missão de alcançar e servir pessoas. Nós nos especializamos em atender igrejas locais no desenvolvimento da sua presença on-line para uma comunicação mais eficiente do evangelho. Nossa equipe se especializou em desenvolver sites intuitivos, funcionais e impactantes que atendam às necessidades específicas de uma igreja local que pretende servir melhor os membros de sua comunidade e alcançar novas pessoas.

© Eclesia. Todos os direitos reservados. Solved by Grupo Use.