DESCUBRA por que os membros não usam o site de sua igreja!

Um site além de possibilitar o maior alcance de novas pessoas também é um ambiente virtual valiosíssimo para a igreja servir seus próprios membros imersos na cultura digital. Sendo assim, uma análise que deve ser feita com frequência é acerca do uso por partes dos membros ao site de sua igreja. Em muitos casos, os membros passam a acessar o site logo no início de sua filiação a igreja ou quando o website é criado, mas depois de um tempo vai perdendo o interesse até que deixa completamente de usá-lo. A questão que queremos colocar aqui é precisamente as possíveis razões pelas quais seus membros não acessam o site de sua igreja.

 

1. Ausência de estatísticas sobre o acesso ao site da sua igreja

A primeira grande questão aqui é saber se os membros usam ou não o site de sua igreja. A menos que haja dados que explicitem quais páginas tem sido acessada no site de sua igreja, você não poderá de modo algum descobrir o que tem sido visualizado, quais conteúdos têm sido acessados, quem e o que estão consumindo. O que fazer para melhorar o acesso do site por parte dos membros da sua igreja dependerá de conhecer esses dados. Para poder prescrever o remédio é preciso primeiro descobrir o problema. Suas ações serão mais assertivas possuindo esses dados e os analisando.  Sendo assim você precisa, a princípio, de análises ou estatísticas sobre o uso do site de sua igreja.

 

2. Deficiência na divulgação e utilização do site

Muitas igrejas desenvolvem uma presença digital com um website, mas simplesmente não a usam. Possuem um recurso tecnológico formidável, mas ainda pensam com a mentalidade formatada pela propaganda impressa. Acham que o site é semelhante a um banner ou cartaz que simplesmente fica pendurado em algum lugar com o propósito de informar, de maneira estática e imóvel. Para muitos, a diferença do site é que está “pendurado” na web! Sendo assim, muitos membros não usam o site de sua igreja porque ele não é usado para nada. A igreja pode utilizar o site para fazer registro dos participantes em eventos, inscrições, cadastramento, pesquisas etc. A ideia é usar o site mais e mais para que os membros o acessem mais. Isso facilita e muito diversas ações da igreja. Uma vez que a igreja usa mais e mais o seu site também deverá com regularidade divulgá-lo. Estímulo à utilização e divulgação frequente do site de sua igreja ajudarão o aumento de acessos. Algumas igrejas nem se lembram que possuem um site porque há uma falha em sua divulgação interna!

 

3. Não há mídia para ser consumida

Outra razão pela qual os membros de sua igreja não acessam com a frequência que você deseja o site é porque não há mídias para serem consumidas. Disponibilizar vídeos de sermão ou palestras ou mesmo podcasts das mensagens bíblicas no site de sua igreja é sempre uma boa ideia. Além de ser uma ótima ferramenta na comunicação do evangelho para as pessoas não cristãs que acessarem o site da igreja também servirá os membros que poderão assistir os vídeos ou ouvir podcasts dos sermões. É possível disponibilizar devocionais em vídeos ou podcasts, ou estudos bíblicos sobre assuntos específicos que interessem os membros. As possibilidades são variadas. O fato inegável é que por vezes os membros não acessam o site da igreja porque não há mídia para ser consumida!

 

4. Falta recursos e informações que interessam os membros

O membro de uma igreja tem interesses diferentes de um não cristão ou alguém interessado em conhecer melhor uma comunidade cristã. O membro, via de regra, conhece sua denominação, seus valores, seus ensinos, então, seu interesse pelo site de sua igreja envolve aspectos mais práticos relacionados a visualização das fotos do último evento em que participou, a agenda de programas que a igreja desenvolverá este mês e nos próximos, arquivos para downloads pertinentes ao ministério em que serve ou ao pequeno grupo e assim por diante. A questão é: o site de sua igreja disponibiliza esses recursos e informações? Comece perguntando: Quais informações e recursos os membros de minha igreja precisam ou se interessam e que posso oferecer no website? Você pode fazer essa pergunta aos líderes de sua igreja ou mesmo aos membros. Um feedback é sempre valioso!

 

5. Falha no uso das mídias sociais

Os membros de sua igreja em sua grande maioria são ativos nas redes sociais.  No Brasil, 130 milhões de pessoas usam o Facebook, 120 milhões utilizam a todo o momento o WhatsApp e são mais de 57 milhões de usuários do Instagram em nosso solo tupiniquim. Os membros de sua igreja são aqueles que a engajam nessas redes sociais todos os dias e poderiam fazer isso ainda mais caso sua comunidade cristã saiba usar bem o Facebook, o Instagram e mesmo o WhatsApp para envolve-los e conectá-los. O site de sua igreja precisa ter conteúdos compartilhados nas mídias sociais com regularidade. Conteúdos disponibilizados com regularidade nas mídias sociais é a ideia chave aqui! Isso atrai seus membros e outras pessoas interessadas no site de sua igreja.

 

O baixo uso do site por parte dos membros de sua igreja é um problema facilmente identificável, mas que necessidade de intencionalidade para resolvê-lo. Esperar que o tempo se encarregue de aumentar o acesso é um completo absurdo. É preciso ser intencional e ter uma atitude assertiva para criar estratégias e ações especificas que estimulem os membros da igreja a terem o hábito de usarem o site de sua comunidade cristã.

Saiba gratuitamente como alcançar pessoas com seu site!

Compartilhe este artigo

Share on print
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter

Artigos recentes

Faça parte da Eclésia

Digite seu e-mail abaixo para se inscrever e receber novos recursos toda semana - como um agradecimento, eu lhe enviarei o ebook "Como transformar o site de sua igreja em uma ferramenta do evangelho".

Sua privacidade é levada a sério. Não enviamos spam.

Sobre nós

Somos uma empresa que nasceu do desejo de servir igrejas cristãs em sua missão de alcançar e servir pessoas. Nós nos especializamos em atender igrejas locais no desenvolvimento da sua presença on-line para uma comunicação mais eficiente do evangelho. Nossa equipe se especializou em desenvolver sites intuitivos, funcionais e impactantes que atendam às necessidades específicas de uma igreja local que pretende servir melhor os membros de sua comunidade e alcançar novas pessoas.

© Eclesia. Todos os direitos reservados. Solved by Grupo Use.